Solares e Casas Senhoriais

Solares e Casas Senhoriais na Freguesia do Beco:

    Quinta do Alqueidão

    A Quinta do Alqueidão é um imóvel habitacional de propriedade privada, localizado no lugar do Alqueidão de Santo Amaro, em bom estado de conservação e com uma arquitectura bastante interessante. Aqui nasceu, o historiador, António Eduardo Simões Baião, na entrada principal, tem uma placa com o seu nome e data de nascimento. Na fachada principal, existe a imagem de Santo Amaro, padroeiro do lugar.

        Casa Solar da Família Sousa Ribeiro

        Conjunto Edificado

        Também conhecida por Quinta do Souto, que em 1794 pertencia ao Dr. Joaquim António de Sousa Ribeiro. A fachada com portal nobre sobre o qual se apõe o escudo conserva ainda o antigo ar fidalgo. No brasão juntam-se as armas dos Sousas, dos Ferreiras, Ribeiros e Vasconcelos.

        Tem uma capela consagrada a Santo António. Todo o conjunto edificado encontra-se em estado de ruína.

            Casa Solar da Família Sousa e Vasconcelos

            Casa Brasonada

            Também conhecida por Casa Brasonada de Gregório Alexandre, onde casou, em 1790, com D. Isabel Cândida, que foi representada pelo seu irmão João António de Melo. As testemunhas foram o padre Leonardo Roberto Rodrigues e o bacharel Joaquim José Pessoa de Almeida. A D. Isabel Cândida recebeu a bênção nupcial em finais do mês de Novembro desse ano.

            É uma construção de aspecto nobre com portal brasonado (Sousas e Vasconcelos). Do recheio apenas se conservam um prato coberto de porcelana da Vista Alegre, do primeiro período, uma figura de porcelana da China e alguns móveis antigos sem destacado valor. O brasão que está na fachada da casa foi o concedido por carta de 20 de Junho de 1792 ao fundador da casa.

              Para corrigir ou atualizar alguma informação aqui presente, contacte o suporte.