Freguesia do Beco

A Freguesia do Beco é uma freguesia portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere, com 16,21 km² de área e 906 habitantes (2011).

Densidade: 55,9 hab/km².

A partir de 1321 – data em que se processa o reordenamento administrativo da região, após a fundação da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo – o lugar do Beco aparece integrado à comenda de Dornes. Inicialmente dependente da paróquia de Nossa Senhora do Pranto, o pequeno povoado emancipa-se como freguesia no ano de 1510, data em que é fundada a igreja paroquial de Santo Aleixo do Beco. Esta freguesia iria mesmo conhecer um franco desenvolvimento ao longo dos séculos XVII e XVIII, de tal forma que, em 1791, o Dr. Eusébio Inácio Cotrim tentaria, em vão, a mudança de sede de concelho de Dornes para aquela localidade. Só em 1836, esta freguesia deixou de pertencer à Vila de Dornes e passou a integrar o Concelho de Ferreira do Zêzere.

Etimologia

De acordo com Augusto Pinho Leal (1873-1882), etimologicamente a palavra Beco deriva do turco Beiq (que se pronuncia bêque). É o mesmo que capitão; vem pois a ser Povo do Capitão.

Lugares

Alqueidão de Santo Amaro, Barreirinha, Beco, Brasileira, Carraminheira, Carvalheira, Casal dos Nabos, Casal do Zote, Corujeira, Cova do Souto, Cruz dos Canastreiros, Curral do Concelho, Entre Valados, Estrequeiros, Fonte Seca, Gericó, Guardão, Horta da Coelha, Horta Nova, Janafonso, Janalvo, Lameiras, Madroeira, Martimbraz, Milharadas, Outeiro do Marco, Ponte do Alqueidão, Portela do Braz, Quinta da Benta, Quinta da Joana, Quinta do Telhado, Ral, Rebalvia, Ribelas, S. Gonçalo, S. Jordão, Sra. da Orada, Souto, Valada, Vale da Carreira, Vale do Rocio, Ventoso

Acervo natural

Augusto Pinho Leal (1873-1882) descreve o termo do Beco da seguinte maneira: “É terra fértil. Tem muita castanha e grande abundância de madeira de castanho, o que tudo exporta para Lisboa em grande quantidade, com o que faz bom comércio”.

Pontos de Vista Panorâmica

Serra de São Paulo e Serra do Casal

Rios e Ribeiras

Ribeira do Rebêlo, que desagua no Zêzere

Actividades económicas

Agricultura, construção civil, pequeno comércio e exploração florestal

Festas e Romarias

Nossa Senhora da Orada e Santo Aleixo ( Julho ) e Nossa Senhora da Conceição ( Agosto )

Património

Igreja Matriz do Beco ou Igreja Paroquial de Santo Aleixo (Beco), várias casas brasonadas e capelas de Penha de França e Senhora da Orada

Artesanato

Arranjos florais e Doces Tradicionais

Orago

Santo Aleixo


Para corrigir ou atualizar alguma informação aqui presente, contacte o suporte.